Tônico facial: como usar da forma correta

O tônico facial está presente na sua rotina de cuidados? Se a sua resposta for “não”, pode ficar tranquila, pois essa é uma situação bem comum, apesar de não ideal.

A ordem consagrada “limpar, tonificar e hidratar” do skincare já é muito conhecida. No entanto, o tônico sempre acaba ocupando uma posição periférica em comparação com os demais produtos que têm os seus benefícios mais divulgados. 

Isso se deve principalmente ao fato de que, antigamente, os tônicos faciais possuíam fórmulas adstringentes, repletas de álcool, já que o objetivo deles era remover os vestígios de sujeira. 

tônico facial

O resultado era uma experiência nada agradável, já que eles provocavam ardor, ressecamento e irritação. Sendo assim, causavam muitos problemas para pessoas com peles sensíveis. 

No entanto, atualmente, os tônicos faciais passaram por uma verdadeira revolução e existem muitas opções disponíveis, com diferentes finalidades. 

Sendo assim, hoje, além de explicar para você o papel do tônico facial na sua rotina de cuidados, iremos te apresentar alguns ativos incríveis presentes nessas novas formulações e qual deles escolher de acordo com o seu tipo de pele. 

Leia até o final e descubra porque pular essa etapa não é a melhor escolha. 

O que é um tônico facial?

Já se foi o tempo em que o único objetivo do tônico era remover os vestígios de sujidades e maquiagem. Hoje eles fornecem cuidados específicos para a sua pele. 

Os tônicos são, de forma geral, leves, porém concentrados, e elaborados para serem rapidamente absorvidos pela nossa pele. 

Dessa forma, ele age preparando os nossos poros para os demais produtos da rotina, além de fornecer diversos benefícios que variam de acordo com a composição escolhida.

Quais os benefícios do tônico facial?

Confira a seguir as propostas mais comuns que os tônicas faciais costumam oferecer:

  • Prepara a pele para os demais passos da rotina: os tônicos podem auxiliar a equilibrar o ph da nossa pele. Com isso, os outros produtos conseguem penetrar melhor na pele e, consequentemente, serem mais eficazes;
  • Hidrata a pele: tônicos com ácido hialurônico, por exemplo, são excelentes para reter a umidade da pele e colaborar para a sua hidratação;
  • Ajuda com a acne: existem tônicos que contam com ingredientes naturais que ajudam a eliminar bactérias responsáveis por erupções cutâneas; 
  • Remove o excesso de óleo e impurezas sem ressecar: apesar de ser coisa do passado os tônicos super adstringentes, ainda existem alguns que possuem como finalidade a limpeza da pele. No entanto,  a maioria deles não possui álcool e atua de forma suave;
  • Protege a barreira natural da pele: como o tônico ajuda a limpar e fechar os poros, a barreira natural da nossa pele fica mais protegida, o que auxilia a repelir ainda mais as impurezas.

Qual tipo devo usar?

A escolha de produtos para a pele deve ser sempre pautada em um principal fator: o seu tipo de pele. Com o tônico não seria diferente. Confira abaixo qual o mais indicado para você:

Pele seca ou madura

Para esse tipo de pele, a aposta deve ser nos tônicos hidratantes. Procure por aqueles que contenham na sua composição antioxidantes, ácido hialurônico e extratos vegetais. 

Eles ajudarão a manter a sua pele hidratada, além de favorecer a sua aparência jovial.

Pele opaca

As donas de peles opacas podem aproveitar os benefícios dos tônicos esfoliantes, que são compostos por ácido glicólico e alfa-hidroxiácidos. 

Eles realizam uma suave esfoliação, eliminando as células mortas e dando espaço para uma pele mais brilhante.

Pele acneica e sensível

Para as peles sensíveis e/ou acneicas o mais indicado são tônicos formulados com ingredientes calmantes, como aloe vera. Eles irão ajudar na promoção de uma pele saudável e viçosa sem causar ainda mais sensibilidade. 

E não esqueça de fugir de tônicos (e de qualquer produto de beleza) que contenha álcool.

Tônico facial: como aplicar?

O tônico facial deve ser aplicado logo após a realização da limpeza de pele. Você pode utilizar discos de algodão para depositar o produto na face de forma suave. 

tônico facial

Ou, se preferir, é possível também colocar algumas gotas do tônico nas pontas dos dedos e realizar a aplicação por meio de leve tapinhas no rosto. Depois é só seguir a sua rotina de cuidados normalmente.

Como você pode perceber, os tônicos faciais podem trazer uma gama de benefícios para a nossa pele e são muito fáceis de serem inseridos na rotina. 

Sendo assim, se você quer turbinar o seu skincare e garantir de forma mais efetiva a saúde da sua pele, eles são uma excelente opção. 

Você costuma usar tônico facial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *