Queilite angular: tratamento e prevenção

O nome pode parecer esquisito, mas tenho certeza que você deve conhecer a infeccção labial chamada de queilite angular.

Todas, em algum momento da vida, sofremos com os lábios rachados, não é mesmo? Seja por conta do tempo ou da falta de cuidado. 

No entanto, existem alguns casos em que isso evolui a ponto de provocar rachaduras nos cantos dos lábios e causar muita dor. Essa condição é chamada de queilite angular. 

queilite angular

Hoje, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa infecção : o que é, causas e os tratamentos convencionais. 

Além disso, mostraremos a forma mais eficaz de prevenir esse problema. Sendo assim, se você sofre com queilite angular ou, até mesmo, tem os lábios secos, leia o artigo até o final para não perder nenhum detalhe.

Queilite angular: o que é?

A queilite angular, também conhecida como boqueira, é uma infecção labial. Apesar de ser mais comum nos idosos, jovens e crianças também podem ser acometidos. 

A principal causa da queilite angular é o acúmulo de saliva nos cantos dos lábios. 

Caso você não saiba, as enzimas digestivas presentes na saliva realmente “digerem” o seu lábio, o que causa o ressecamento. Isso faz com que os cantos dos lábios se abram. 

E o problema não para por aí. A saliva continua a se acumular nessas feridas, junto com os fungos e bactérias existentes na sua boca. Em contato com esse novo local, eles se multiplicam. 

As lesões causadas pela queilite angular podem infeccionar e causar bastante dor. Se a sua causa não for tratada, ela pode se tornar crônica. 

Queilite angular: tratamentos conhecidos

O primeiro passo do tratamento da queilite angular é sempre eliminar aquilo que deu origem ao seu aparecimento. 

Em alguns casos, se o seu médico avaliar uma deficiência nutricional, ele pode recomendar o uso de suplementos.

Além disso, o uso de pomadas para tratar a infecção é muitas vezes necessário. A pomada indicada dependerá se a infecção é fúngica ou bacteriana. 

No entanto, você precisa ter sempre em mente que ter os cantos labiais rachados é um convite bem caloroso para o desenvolvimento dessas infecções.

Sendo assim, apesar do uso de pomadas ser muito importante para tratar essa condição, você precisa atacar a raiz do problema para que a queilite angular não dê as caras novamente. 

Cantos das lábios secos: causas e prevenção

A queilite angular começa, na maioria dos casos, por conta dos lábios secos. Essa secura, por si só, já é o suficiente para causar rachaduras nos lábios e inflamá-los. 

São dois os principais fatores que desencadeiam esse quadro.

Saliva

Você costuma lamber os lábios? Essa é uma mania muito comum. 

Como você já ficou sabendo, o acúmulo de saliva pode “digerir” os nossos lábios e causar o seu ressecamento. 

Existem alguns hábitos que enviam saliva diretamente para o canto dos nossos lábios:

  • Lamber os lábios;
  • Fumar;
  • Chupar pirulitos; 
  • Morder canetas.

Dessa forma, se policie para, pelo menos, reduzir essas práticas. 

Contato com irritantes

Você já teve a experiência de utilizar um hidratante labial e perceber que ele deixou os seus lábios ainda mais secos do que estavam antes?

Isso ocorre pois muitos hidratantes labiais contam com certos produtos químicos em sua composição que causam esse efeito. Esse pode ser um esquema muito lucrativo para as grandes corporações. 

Afinal, você compra o produto para resolver o problema, mas ele acaba só agravando-o, então você compra novamente o mesmo produto. É um ciclo vicioso onde as empresas conseguem clientes para a vida toda. 

Além disso, esses hidratantes labiais podem se degradar com o passar do tempo e se tornar irritantes severos. 

Sendo assim, apesar de hidratar os lábios ser uma das formas mais eficazes de prevenir a queilite angular, é preciso tomar cuidado com o produto que você escolhe para essa finalidade. 

Aqui vai uma dica de ouro: sempre confira o rótulo. Ao menor sinal de ativos irritantes, passe bem longe. 

Uma boa opção de produto que hidrata os lábios profundamente sem causar irritação é o Diatena Lips. 

diatena lips

Diatena Lips

O Diatena Lips conta uma fórmula segura, com ativos que possuem comprovação científica de resultados. 

Confira os principais componentes dele:

  • Hialuronato de sódio: uma espécie de “sal” do ácido hialurônico. Por conta do seu tamanho reduzido, consegue penetrar profundamente na pele, promovendo uma potente hidratação;
  • Sangue de dragão: seiva amazônica que possui efeito antioxidante e cicatrizante;
  • Linefill: ativo capaz de aumentar a elasticidade dos lábios, protegê-los da poluição e reduzir o processo inflamatório na região.

Também vale ressaltar que o Diatena Lips, assim como os demais produtos da Diatena, é vegano, não é testado em animais e não possui parabenos, sulfatos e ftalatos. 

Então pode ficar tranquila, pois a sua saúde, assim como os seus lábios, estarão protegidos. 

Para saber mais sobre o Diatena Lips e todos os benefícios que ele pode proporcionar, não deixe de acessar a página oficial do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *