Protetor solar: aprenda como ele funciona e como usá-lo da forma correta

Todas já sabemos sobre a importância da proteção solar. Então, se você cuida da sua pele, tenho certeza que utiliza protetor solar todos os dias. 

No entanto, você já se perguntou como esse produto funciona? Entender isso pode te ajudar a utilizá-lo da forma correta e fazer boas escolhas na hora da compra. 

Por isso, hoje iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre filtro solar, além de te dar umas dicas preciosas para garantir que a sua pele fique sempre bem protegida e saudável. Vamos lá?

protetor solar

Pele e sol

Antes de entender como os filtros solares funcionam, é importante que você saiba como a sua pele te protege. 

A nossa pele possui três camadas principais, das quais duas delas são afetadas pelos raios UVA e UVB. 

A camada superior é chamada de epiderme e contém melanina. A melanina é um pigmento, então, quanto mais melanina uma pessoa tiver, mais escura será a sua pele. 

No entanto, se você tiver pouca melanina, o risco de queimaduras é maior. Por isso que pessoas com a pele mais clara tendem a ficar com vermelhidão extrema quando expostas ao sol. 

Abaixo da epiderme está a outra camada da nossa pele, denominada de derme, que contém vasos sanguíneos e nervos. Assim como a epiderme, essa camada também é afetada pelo sol, mas de uma forma diferente. Fique conosco para saber mais!

Raios UVA e UVB: qual a diferença?

Os raios ultravioletas são bons para o nosso corpo em pequenas doses. Afinal, ajudam a estimular a produção de vitamina D, que possibilita que o corpo absorva cálcio, promovendo ossos fortes e saudáveis. 

Mas os raios ultravioletas também podem ser grandes inimigos da nossa pele, provocando graves danos. Existem dois tipos de raios UV: UVA e UVB.

Os raios UVA penetram mais profundamente na sua pele do que os raios UVB, chegando até a derme. 

Muita radiação ultravioleta pode afetar as células da pele, roubar a sua elasticidade e acarretar no surgimento de rugas. 

Quanto mais você envelhece, mais difícil é para a sua pele reparar esses danos causados pelos raios ultravioletas. Dessa forma, os perigos incluem não somente o aparecimento de mais rugas, como também problemas de pele muito mais sérios. 

A importância do fator de proteção solar (FPS)

Como você já deve ter notado, todos os produtos de proteção solar contam com FPS, que é o fator de proteção solar. 

O FPS é uma medida que aponta a eficácia do protetor solar na proteção da pele contra os raios UVB.

Apesar de não existir um FPS que bloqueie 100% todos os raios solares, ele foi feito para te dar uma ideia de quanto tempo a sua pele com protetor solar pode ficar exposta ao sol em comparação a sua pele desprotegida. 

Ficou confusa? Funciona da seguinte forma: ao usar um protetor solar com FPS 30, a sua pele levará 30 vezes mais tempo para se queimar devido a radiação ultravioleta do que se estivesse sem ele. 

Tipos principais de protetor solar 

Existem dois tipos principais de protetores solares: os protetores químicos e os protetores minerais. 

Químicos

Como o próprio nome indica, os protetores solares químicos são compostos por produtos químicos projetados para absorver a radiação ultravioleta antes que ela penetre na pele.

Dessa forma, eles “prendem” os raios e liberam a sua energia na forma de calor. 

Normalmente, são mais finos do que os filtros solares minerais. 

Minerais

Os filtros solares minerais também são conhecidos como físicos e, normalmente, utilizam dois ativos principais: óxido de zinco e dióxido de titânio. 

Esses minerais formam uma barreira física que dispersa os raios ultravioletas para que não possam penetrar na pele. 

Qual protetor solar escolher?

Agora que você já está por dentro de como funcionam os protetores solares, com certeza deve estar se questionando sobre qual a melhor opção. 

Em relação ao tipo de protetor solar, você precisa ter em mente que o óxido de zinco e o dióxido de titânio são ingredientes seguros. Em contrapartida, alguns componentes encontrados nos filtros solares químicos têm levantado preocupações. 

Ainda que seja necessário um número maior de pesquisas para determinar o real perigo desses ativos, pode ser uma boa alternativa optar pelos protetores solares minerais.  

Se possível, procure pelos protetores solares com amplo espectro. Isso significa que ele protege a sua pele tanto dos raios UVB quanto dos raios UVA.

E não esqueça de sempre priorizar os produtos com um FPS mais elevado. Assim você garante que a sua pele estará protegida por mais tempo

Como aplicar corretamente?

Muitas pessoas utilizam protetor solar todos os dias, mas, no entanto, pecam na sua aplicação. Para poder contar com toda a proteção que o produto pode proporcionar, é necessário utilizá-lo da forma correta. 

protetor solar

O indicado é aplicar cerca de 1,2 ml no rosto. Medir a quantidade de produto utilizado é algo inviável no dia-a-dia. Uma alternativa interessante é construir camadas com o protetor solar. Sempre realize a aplicação ao menos 30 minutos antes de se expor ao sol. 

E não esqueça da reaplicação. Esse também é um ponto que a maioria das pessoas costumam ignorar. Caso você esteja ao ar livre, pode realizá-la a cada 2 horas. Mas esse tempo deve ser reduzido caso você entre em contato com a água ou fique muito suada.

Aqui vai uma dica extra para vocês: não existem protetores solares à prova de água. 

Pele protegida e saudável

Como você viu, o uso do filtro solar é algo indispensável e é necessário fazer escolhas inteligentes para dar à nossa pele a proteção adequada. 

Isso vai garantir que ela permaneça saudável e também previne uma série de problemas como queimaduras, rugas e manchas na pele

Se você vem sendo descuidada em relação à proteção solar, temos certeza que, com todas essas informações, irá correr atrás do tempo perdido. 

Um produto que pode te ajudar a se livrar dos males já causados pelos raios ultravioletas na sua pele é o nosso Sérum Corretor de Manchas

Para saber mais sobre o produto e conferir todos os seus benefícios, acesse a página oficial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *