Probióticos para pele: conheça as bactérias capazes de melhorar a sua aparência

O corpo humano é realmente uma surpreendente máquina. E, é claro que, para que uma parte dele funcione corretamente, as outras também devem estar alinhadas. 

Quando o assunto é a nossa pele, no entanto, passamos muito tempo tentando encobrir certos sintomas e não atacamos a raíz do problema. 

É necessário estar ciente que muitos desses sintomas que aparecem do lado de fora do nosso corpo são resultados de alterações que ocorrem do lado de dentro. 

Por isso, se você está sofrendo com acne, vermelhidão e com oleosidade, temos uma notícia para te dar: isso pode estar relacionado com o desequilíbrio das bactérias existentes no seu intestino. 

Funciona da seguinte forma: as bactérias boas existentes no nosso intestino fortalecem o seu revestimento. Isso é essencial para evitar que bactérias nocivas causem estragos no restante do corpo, incluindo a nossa pele. 

Quando ocorre a morte dessas bactérias boas, nosso sistema imunológico não consegue mais se defender corretamente dos ataques contra a pele, o que pode resultar no aparecimento de espinhas, cravos, dermatites e até mesmo queda de cabelo. 

Uma boa forma de evitar esses problemas e manter o equilíbrio necessário entre as bactérias existentes no seu organismo é incorporando probióticos na sua alimentação. 

probióticos para pele

Fique conosco que hoje te explicaremos o que são os probióticos, como eles podem promover a saúde da pele e também daremos algumas opções para você incluir na sua dieta. Vamos lá?

O que são probióticos?

Os probióticos são as bactérias benéficas que vivem em nosso intestino. Elas melhoram a saúde do nosso organismo de forma geral e fortalecem o nosso sistema imunológico. 

Existem duas formas principais de ingerir probióticos e garantir uma flora intestinal saudável: através de suplementos ou de forma natural, por meio de alimentos que contenham probióticos. 

Alimentos probióticos

Confira a seguir alguns alimentos para você consumir e garantir um organismo, e pele, mais saudável de forma natural.

Iogurte 

iogurte

Existem alguns tipos de iogurtes que contém bifidobactérias e lactobacilos. Para tirar a dúvida, leia sempre o rótulo na hora da compra. 

O melhor horário para consumir iogurte é logo pela manhã, assim você começa o dia com uma dose de bactérias saudáveis. 

Kefir

O kefir é um produto fermentado composto por leite e grãos de kefir. Ele é parecido com o iogurte e também conta com lactobacilos. 

No entanto, possui uma dose muito mais alta de probióticas e tem um gosto mais azedo.

kefir

Chucrute

O chucrute é um prato preparado através da fermentação de folhas frescas de repolho branco. 

Além do processo de fermentação garantir o sabor ácido e cheiro característico desse alimento, também promove o crescimento e desenvolvimento de probióticos. 

Kombucha

O kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá preto ou verde. 

Ele apresenta muitos benefícios intestinais, já que conta com bactérias benéficas e leveduras saudáveis. 

Picles 

O picles é uma espécie de pepino em conserva que é fermentado pelas suas próprias bactérias. Por isso, é uma fonte de probióticos. 

No entanto, é preciso ficar atenta, pois nem todos os vegetais em conserva possuem bactérias benéficas. 

Ao incorporar esses alimentos na sua dieta, você não somente irá melhorar a aparência e saúde da sua pele, mas também a do seu organismo como um todo. 

E você, anda consumindo probióticos o suficiente?

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