Pele seca: confira os cuidados essenciais

Os cuidados com a pele seca não são assim tão complicados quanto parecem ou, pelo menos, não precisam ser.

O grande segredo é conhecer a sua pele. Somente assim você conseguirá fornecer à ela um tratamento adequado. 

Na maioria dos casos, apenas alguns pequenos ajustes na rotina de cuidados já são o suficiente para mantê-la hidratada e com uma aparência saudável. 

pele seca

Leia esse artigo até o final e fique por dentro dos cuidados específicos que esse tipo de pele necessita, bem como os principais fatores que desencadeiam o ressecamento da pele. Vamos lá?

Sintomas

Não tem certeza se a sua pele é seca? Confira abaixo alguns dos sinais mais comuns desse tipo de pele e veja com quantos deles você se identifica:

  • Comichão;
  • Rachaduras;
  • Linhas finas e rugas;
  • Pele irritada e sensível.

Existem muitos motivos pelos quais a sua pele pode, de uma hora para outra, ficar mais seca do que o normal. Até mesmo pessoas que possuem a pele oleosa podem sofrer com ressecamento às vezes. 

No entanto, caso você sinta muito desconforto na sua pele e não esteja conseguindo controlar esses sintomas, o indicado é que você procure um dermatologista para analisar melhor o quadro e te passar um tratamento adequado.

Pele seca: causas

Antes de te mostrar os cuidados essenciais para a pele seca, é importante apresentar alguns fatores que contribuem para deixá-la dessa forma.

Afinal, saber a causa do problema pode te ajudar a prevenir esse ressecamento. 

Banhos longos com água muito quente

Tomar banhos muito longos, principalmente quando utilizamos produtos de limpeza mais agressivos, pode tirar a oleosidade natural da nossa pele. 

Além disso, tomar banho com a água muito quente (o que é algo bem tentador), também pode contribuir para a secura da pele. Isso porque a água com vapor retira a sua umidade. 

Processo de envelhecimento

Com o passar dos anos, o nosso corpo vai perdendo parte da sua capacidade de produzir óleos que hidratam a nossa pele e a mantém flexível. Sendo assim, o resultado é uma pele com a textura mais seca e áspera. 

Mudança de estação

A sua pele pode sofrer por conta da mudança das estações. No verão, a tendência é que ela fique mais oleosa. Nos meses mais frios, no entanto, a umidade mais baixa diminui a hidratação da pele. 

Dessa forma, é comum que você sinta a sua pele ficar mais tensa e áspera com a chegada do inverno. 

Apesar de alguns desses fatores parecerem inevitáveis (afinal, você não pode controlar o clima), existem algumas medidas que você pode tomar para proteger a pele dos seus efeitos. 

Cuidados essenciais com a pele seca

Ao tratar a pele seca, é necessário adotar diferentes medidas para analisar o que a afetará realmente. Por isso, confira abaixo alguns cuidados que você pode pôr em prática:

Mude a maneira como toma banho

Como você já viu, a forma como você toma banho pode ser uma das causas da secura da sua pele. Sendo assim, evite sempre banhos quentes muito longos. 

Além disso, procure utilizar produtos suaves, como um gel de banho que não possua uma fragrância muito forte ou ingredientes prejudiciais. Dessa forma, você não agride a sua pele.

Utilize umidificador de ar

Durante os meses mais frios e secos, uma boa alternativa para controlar o nível de umidade dos ambientes é utilizar um umidificador de ar. 

Hidrate a pele de dentro para fora

Não adianta você testar diversos hidratantes novos se não está fazendo o básico: bebendo uma quantidade adequada de água por dia. Acredite ou não, isso pode ajudar muito a manter os níveis de hidratação da pele. 

hidratação

Esfolie a pele com moderação

A esfoliação pode ser um procedimento prejudicial para as peles secas, já que corre o risco de deixá-las ainda mais sensíveis. 

Sendo assim, além de ter moderação em relação a quantidade de esfoliações realizadas, você também deve sempre se certificar de utilizar produtos suaves e hidratar muito bem a pele depois.

Aposte nos ativos certos

Um dos segredos para escolher os produtos adequados para a sua pele é sempre conferir os ativos que o compõem. E, para isso, você tem que ficar bem atenta aos rótulos e identificar possíveis componentes danosos. 

O ácido hialurônico é, sem dúvidas, a melhor aposta para combater o ressecamento da pele, por conta do seu grande potencial de hidratação. 

No entanto, não é todo tipo de ácido hialurônico que é capaz de penetrar na sua pele. Por isso, é sempre importante ficar de olho no peso molecular. 

Uma opção de ativo que conta com moléculas bem pequenas de ácido hialurônico é o Epidermosil®. Ele consegue penetrar profundamente na pele e promover a potente hidratação que a pele seca tanto necessita. 

Então, se você está em busca de um produto completo, o Sérum Preenchedor de Rugas é uma das melhores alternativas disponíveis. 

Além de contar com o Epidermosil® em sua composição, ele também suaviza as rugas e linhas de expressão, característica muito comum em peles secas. 

Para saber mais sobre o Sérum Preenchedor de Rugas, não deixe de acessar a página oficial do produto. 

E você, o que tem feito para driblar o ressecamento da pele? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *