Máscara de banana: aproveite ao máximo as propriedades dessa fruta

A banana é uma fruta presente abundantemente em nossa alimentação. Afinal , ela apresenta diversos benefícios para o nosso corpo. 

banana

No entanto, a banana também é capaz de fazer maravilhas pela nossa pele. 

Composta por quase 75% de água, além de ser rica em potássio, zinco e ferro, essa fruta pode ser aproveitada por completo na nossa rotina de cuidados. 

Fique conosco que, além de te mostrar tudo que a banana pode fazer pela sua pele, te ensinaremos a usar tanto a sua polpa quanto a casca como ferramenta de beleza. Vamos lá?

Benefícios da banana para a pele

Como você já deve saber, a banana possui alto poder nutritivo e conta com fibras e antioxidantes. Esses últimos auxiliam na eliminação das células envelhecidas da nossa pele. 

No entanto, por ser composta por grande parte de água e ter um ótimo potencial hidratante, a banana não resseca e descama a pele nesse processo.

Além disso, a banana é rica em vitaminas A, C e E, promovendo uma limpeza natural da pele e também possui efeito bactericida, sendo excelente para o tratamento da acne.

E não é só a polpa da banana que é capaz de nos proporcionar todos esses benefícios. 

A sua casca, cujo destino normalmente é o lixo orgânico, também conta com propriedades adstringentes, bem como combate os radicais livres e auxilia na manutenção da elasticidade. 

Confira a seguir algumas formas de aproveitar ao máximo essa fruta. 

Máscara facial de banana

máscara de banana

Ingredientes

  • 1 banana madura;
  • 1 colher de sopa de mel (opcional).

Modo de preparo

Amasse a polpa da banana até obter um purê e, caso desejar, misture com o mel. Aplique no rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água fria. 

Casca de banana para a pele

Se você fez a receita anterior e não sabe o que fazer com a casca da banana, separamos algumas opções para você. 

Para amenizar as espinhas, você pode pegar um pedaço da casca de banana e deixar a parte interna dela repousando sobre a área inflamada por cerca de 20 minutos. 

Repita esse processo mais uma vez ao dia. Isso ajudará a desinchar a área e evitará que a pele fique manchada durante a cicatrização. Você pode realizar esse mesmo procedimento para amenizar olheiras. 

As rugas e linhas de expressão também podem ser tratadas com a casca de banana. Nesse caso, você pode realizar uma massagem com a casca fresca nas áreas desejadas por cerca de 3 minutos durante o período da noite. 

Depois disso, aguarde uns 10 minutos até a superfície secar. Lave o rosto só pela manhã. 

Vale lembrar que a casca da banana pode ser usada como cosmético desde que esteja fresca, ou seja, logo após a banana ser descascada. 

Esse cuidado é necessário pois, em poucos minutos, ela já começa a oxidar e perder grande parte das suas propriedades benéficas. 

Temos certeza que depois de todas essas dicas você nunca mais irá desperdiçar nenhuma parte dessa fruta tão poderosa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *