Que atire a primeira pedra quem nunca se incomodou com alguma mancha que apareceu no rosto. A grande quantidade de dermocosméticos e procedimentos clareadores não deixam dúvidas: as manchas são um incômodo estético para a maioria das pessoas.

Entretanto, é preciso ficar atenta, pois o que inicialmente aparenta ser apenas uma manchinha inofensiva, pode, na verdade, se tratar de um caso mais grave

Mas fique tranquila, porque nesse artigo irei explicar para você quais são os diferentes tipos de manchas, como elas surgem, o melhor modo de evitá-las e qual o melhor tratamento existente para tratá-las.

Então, se você está sonhando com uma pele mais uniforme e lisinha, continue comigo. Vamos lá?

Tipos de manchas na pele

Existem manchas de diferentes tamanhos, cores e texturas. No rosto, as que mais comumente aparecem são:

Manchas de acne

As espinhas são inflamações na nossa pele que, mesmo ao irem embora, podem deixar algum vestígio para trás (uma cicatriz, uma manchinha).

Entretanto, é importante deixar claro que as chances de isso ocorrer são muito mais altas se você manipular as espinhas. Pois, além de intensificar a inflamação, espremer as espinhas também causa infecção.

Sardas

Essas manchinhas são muito famosas. Por isso, vez ou outra a tendência de fazer sardas falsas volta com tudo. 

As pintinhas verdadeiras, no entanto, geralmente surgem em pessoas com a pele clara. As sardas podem ser de nascença ou se desenvolverem ao decorrer dos anos. Seu surgimento também pode ser devido à exposição solar. 

As sardas não apresentam nenhum risco à saúde. Só não invente de ficar horas no sol sem proteção achando que vai adquirir algumas, viu?

Câncer de pele

Acredite ou não, o câncer de pele é o mais incidente no Brasil. Por esse motivo, todo cuidado é pouco.

Existem diversos tipos de câncer de pele e alguns deles se desenvolvem à partir de manchas já existentes em nossa pele. Por isso, tire um tempo para analisar as manchas novas e antigas pelo seu corpo.

Alguns sinais que correspondem à presença do câncer são: assimetria da lesão, borda irregular, tonalidades diferentes e diâmetro maior que 6mm. Fique atenta!

Melasma

Ao contrário do que muitos podem pensar, o melasma não traz nenhum risco à saúde. Entretanto, seu impacto na autoestima feminina pode ser gigantesco, já que esse é o público mais afetado. 

O melasma é um distúrbio de pigmentação, ocasionando manchas escuras principalmente na face. Dentre as mulheres, as que mais são afetadas são as gestantes

Mas também existem outros fatores que colaboram para o seu aparecimento: disfunção de tireóide, estresse oxidativo, cor da pele, tomar anticoncepcional há muito tempo ou estar fazendo tratamento de reposição hormonal (TRH) e exposição ao sol sem proteção. 

Infelizmente, o melasma não tem cura. Entretanto, com o tratamento adequado, é possível clarear as manchas até ficarem praticamente invisíveis. Leia até o final que eu te mostro como fazer isso de forma eficaz!

Como evitar as manchas 

Esse tópico poderia ser apenas para falar sobre um produto mágico: o protetor solar. Todos os tipos de manchas que apresentei para vocês ou são causadas ou agravadas pelo seu uso incorreto.

Que é necessário utilizar protetor solar todos os dias já estamos carecas de saber, mas você está usando o produto da forma correta?

Um dos grandes erros que as pessoas cometem é no momento da aplicação: apenas uma gotinha de produto para cada área do rosto. É necessário que todos tenham em mente que, para alcançar o fator de proteção indicado na embalagem, é preciso utilizar uma quantidade específica de produto. 

Para o rosto, por exemplo, o indicado é algo em torno de 1,2ml. Eu sei que medir a quantidade é algo muito trabalhoso e que na correria do dia-a-dia pode ser impossível. Mas uma alternativa interessante é você fazer camadas com o protetor solar, assim fica muito mais fácil alcançar a quantidade correta. 

Além disso, não esqueça da reaplicação durante o dia e de escolher um protetor que também forneça proteção contra os raios UVA.

Para além do cuidado com a exposição, algumas outras medidas podem ser tomadas para prevenir o aparecimento de manchas na pele, como ter uma rotina de cuidados com a pele, não espremer cravos e espinhas.

Com esses cuidados, pode ter certeza de que a possibilidade de surgir alguma mancha no seu rosto é bem pequena. Agora, se você sofre com melasma, que muitas vezes surge apesar de todos os cuidados, confira a seguir os tratamentos disponíveis no mercado.

Manchas no rosto: como tratar?

As manchas são problemas muito lucrativos para a indústria, basta dar uma olhada na quantidade de tratamentos existentes. Mas antes de tomar alguma decisão precipitada e acabar piorando ainda mais a situação, confira as informações abaixo sobre as formas mais comuns de tratá-las.

Tratamentos Caseiros

Não é preciso pesquisar muito para encontrar milhares de receitas na internet ensinando como clarear manchas em casa. 

Entretanto, é preciso ficar atenta. Às vezes você pensa apenas na praticidade e economia, mas acaba agravando ainda mais a condição das suas manchas. Alguns dos produtos utilizados na maioria das receitas caseiras são:

Vou parar por aqui porque a lista é realmente gigantesca. Mas como eu expliquei, é preciso ter cuidado. Todas essas receitas são dadas com base em impressões pessoais, não à partir de estudos científicos. 

Tratamentos Clínicos

Os procedimentos clínicos também vem ganhando muito espaço, os mais buscados são:

Dermocosméticos 

Eles geralmente são a primeira opção para o tratamento das manchas. Existem diversas opções de ativos clareadores. Alguns deles são:

Esses ativos e muitos outros podem ser encontrados em cremes, séruns e tônicos. Mas você sabia que todos esses tratamentos que eu acabei de apresentar podem até te ajudar um pouco, mas não vão fornecer uma solução completa? Descubra a seguir uma forma definitiva de tratar as suas manchas sem que ocorra efeito rebote. 

Sérum Corretor de Manchas Diatena: seu melhor aliado

Como eu já comentei com vocês, os outros métodos que apresentei não funcionam da forma que deveriam porque não tratam a raiz do problema: a renovação celular lenta. Por sorte, a Diatena lançou um produto que pode reverter essa situação: o Sérum Corretor de Manchas

Além de impedir o aparecimento de novas manchas, ele acelera a sua renovação celular, deixando as existentes praticamente invisíveis. Sua poderosa fórmula conta com: 

Quer saber mais sobre o mecanismo único do Sérum Corretor de Rugas da Diatena? Então confira esse artigo. E você, sofre com manchas na pele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *