Falhas nas sobrancelhas: como tratar?

Não é segredo que as sobrancelhas são a moldura do nosso rosto. Elas trazem harmonia à nossa face e qualquer pequena mudança pode transformar completamente a estética da região.

Os modelos mais procurados de sobrancelhas vão mudando com o passar do tempo. Há algumas décadas, as sobrancelhas finas eram a moda. No entanto, nos dias atuais, os modelos mais cheios vem ganhando cada vez mais espaço. 

As sobrancelhas “selvagens” estão mais em alta do que nunca e até há quem deixou a pinça de lado de vez. O estilo é claro: quanto mais pelos, melhor. 

sobrancelhas cheias

O cenário atual pode ser bem desesperador para quem sofre com a queda de fios e possui falhas nas sobrancelhas.

Não existe sensação pior do que ver os pelinhos indo embora dia após dia. Se você está passando por uma situação parecida, fique calma, pois hoje iremos te ajudar. 

Além de te apresentar as principais causas desse problema, mostraremos algumas dicas para disfarçar as imperfeições e os tratamentos disponíveis no mercado. Vamos lá?

Causas

As causas que podem estar por trás da queda dos fios de suas sobrancelhas são diversas e bem semelhantes às ligadas à queda de cabelo. Entretanto, de forma geral, o impacto nas sobrancelhas é mais notável, já que seus fios demoram mais para nascer e crescer, além de caírem muito mais rápido, para a nossa infelicidade. 

Confira abaixo as causas mais recorrentes:

  • Aplicação excessiva de tinturas e descolorantes;
  • Carência nutricional;
  • Idade avançada;
  • Certos tipos de medicamentos;
  • Uso de maquiagem inadequada;
  • Depilação frequente da região;
  • Menopausa;
  • Exposição excessiva aos raios solares;
  • Alergia a maquiagem;
  • Genética;
  • Estresse;
  • Algumas doenças (alopecia areata, dermatites, psoríase, etc).

Não é pouca coisa, não é verdade? É sempre importante frisar que, no caso de doenças, o procedimento correto será o tratamento delas, em primeiro lugar. Para isso, o ideal é procurar ajuda médica. 

Dicas para disfarçar as falhas

Existem alguns truques que podemos lançar mão para disfarçar as tão temidas falhas. Mas tenha em mente que se trata apenas de um efeito temporário.

Maquiagem

Novos produtos para sobrancelhas são lançados todos os dias. Existe uma infinidade de opções:

  • Lápis;
  • Sombra;
  • Gel;
  • Máscara;
  • Caneta.

Todos eles nos ajudam na tarefa de disfarçar as falhas. Você pode escolher aquele que se sinta mais confortável manuseando.

maquiagem sobrancelha

No entanto, é preciso ficar atenta, pois a sua escolha pode acabar aumentar a queda dos pelos. 

Os lápis para sobrancelhas, por exemplo, geram bastante atrito na região, podendo contribuir para a perda de fios.

Além disso, sempre verifique a procedência dos produtos que você adquire. Maquiagens falsas, muitas vezes, podem conter chumbo e outras substâncias nocivas em sua composição, o que pode acarretar em problemas bem sérios.

Tintura

Muitas mulheres apostam nas tintas para dar às sobrancelhas um aspecto mais volumoso. O problema é que algumas utilizam tinturas para cabelo e, em certos casos, descolorem os fios anteriormente.

Nem preciso dizer que esse excesso de química prejudica, e muito, a sobrancelha.

Sendo assim, se você for investir nessa estratégia, sempre utilize tintura própria para a área e não retoque frequentemente. O ideal é fazer esse processo a cada 30 dias. 

Pausa na depilação com cera

As adeptas a depilação com cera devem ficar de olhos bem abertos. Apesar de ser um método mais rápido (e bem dolorido), a cera pode enfraquecer os seus pelos, fazendo com que fiquem com uma aparência mais rala. 

Além desse fator, os riscos de você sofrer alguma irritação são bem altos. 

Fique longe da pinça

Quando nossas sobrancelhas estão passando por uma fase de queda de pelos e muitas falhas, o seu desenho fica bem comprometido.

Conforme os novos pelos crescem, fica difícil sabermos se ele é essencial, ou não, para o design da sobrancelha. 

Sendo assim, podemos acabar piorando ainda mais a situação. Por isso, nesses casos, fique bem longe da pinça e deixe-os crescer normalmente.

Henna

Uma técnica adorada por muitos é a aplicação de henna. Além de cobrir as imperfeições e dar formato às sobrancelhas, a henna contém componentes que estimulam o seu crescimento. 

É sempre necessário procurar um profissional de confiança, já que o resultado, muitas vezes, pode ser bem artificial.

Vale lembrar também que existem alguns fatores que interferem na duração do produto. O recomendado é retocar a cada 15 dias, mas no caso das peles oleosas, o prazo diminui para 10 dias. 

Procedimentos mais arriscados

Como já comentei, as técnicas adotadas anteriormente são capazes apenas de disfarçar as falhas presentes em nossas sobrancelhas.

Se você está em busca de alternativas que apresentem uma solução a longo prazo, confira a seguir os métodos mais utilizados:

Micropigmentação

A micropigmentação já se tornou uma tendência. Para quem não conhece, se trata de uma tatuagem cosmética (sim, com agulhas!). Apesar de ser mais famosa nas sobrancelhas, também existe a micropigmentação labial. 

Após o procedimento, é necessário tomar uma série de cuidados para que a cicatrização ocorra bem.

micropigmentação

A cor desbota com o passar do tempo, então é necessário realizar o retoque, em média, a cada um ano. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia já alertou sobre os perigos dessa técnica, que incluem inflamações, alergias, feridas e bactérias.

A chance desses problemas ocorrerem aumentam significativamente se o procedimento não for realizado da forma correta, o que também pode prejudicar o folículo dos pelos, afetando o crescimento dos fios.

Sendo assim, sempre confira se o profissional possui experiência e a credibilidade do estabelecimento escolhido. 

Implantes

Acredite se quiser, mas também é possível fazer implante nas sobrancelhas. Ele é bem parecido com o capilar. Para realizá-lo, retira-se os cabelos da parte de trás da cabeça.

É importante ter em mente que se trata de uma cirurgia. Então, apesar do resultado final ser mais natural, o procedimento dura algumas horas e você precisará ser anestesiada. Sem falar nos valores nada atrativos. 

Medicamentos

Nos últimos tempos, a procura por medicamentos para o crescimento dos fios das sobrancelhas e cílios cresceu muito.

Assim como em todas as alternativas relatadas até agora, o consumidor deve ficar bem atento. As chances de efeitos colaterais de alguns desses remédios são bem altas. 

O Minoxidil, por exemplo, é o medicamento mais conhecido para esse fim. Ele é usado para tratamento da calvície, no entanto, muitos o têm utilizado também nas sobrancelhas.

Por não ser feito especificamente para essa área, nem preciso dizer que seu uso é bem perigoso, não é verdade? Principalmente se considerarmos que se trata de uma região bem sensível. 

Sérum Revitalizador de Sobrancelhas da Diatena

Se você está em busca de sobrancelhas mais cheias e volumosas, mas não quer correr os riscos que os procedimentos anteriores possuem, não pode deixar de conhecer o Sérum Revitalizador de Sobrancelhas, que estimula o crescimento dos fios de forma natural. 

Ele é um tratamento completo, já que também nutre e protege os pelos, além de limpar e hidratar a pele da região. Inclusive, um dos seus ativos, o Redensyl®, se mostrou duas vezes mais potente que o Minoxidil. Além disso, é completamente seguro para a área dos olhos. 

O Sérum Revitalizador de Sobrancelhas não apresenta contraindicações nem efeitos colaterais. Para ficar por dentro de todos os detalhes dessa incrível solução capaz de te conferir uma aparência mais jovem, não deixe de conferir esse artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *