Esfoliante vegano: receitas práticas para fazer em casa

Como você já deve saber, a esfoliação é uma etapa muito importante na nossa rotina de cuidados com a pele. 

Por meio dela, é possível eliminar as células mortas que se acumulam na superfície da nossa pele e limpar os poros. 

Isso garante a aparência viçosa e jovem da nossa pele, prevenindo diversos problemas cutâneos como acne e ressecamento. 

Existem uma infinidade de esfoliantes disponíveis no mercado, cada qual com uma proposta diferente. No entanto, sabemos como, por vezes, é difícil encontrar bons produtos que sejam veganos. 

Pensando nisso, hoje decidimos trazer para vocês a receita de três esfoliantes veganos para você preparar no conforto da sua casa. 

Ficou interessada? Leia até o final para não perder nenhum detalhe!

Esfoliante com mamão e açúcar

O açúcar já é utilizado há muito tempo como um esfoliante. Sendo assim, o que não falta são receitas disponíveis na internet. 

Mas é necessário ficarmos atentas. Pois o açúcar sozinho pode ser muito agressivo para a nossa pele. 

Sendo assim, o ideal é realizar uma mistura com outro ingrediente mais líquido. Caso você não seja vegana, pode conferir aqui uma receita de esfoliante com açúcar e mel. 

Uma boa opção vegana é a mistura do açúcar com o mamão, já que essa fruta é rica em ácido glicólico, que ajuda a esfoliar a pele. 

esfoliante vegano mamão e açúcar

Além disso, o mamão é bem suave, podendo ser usado tranquilamente por pessoas que tenham a pele sensível. Dê uma olhada nessa receita super prática:

Ingredientes

  • ½ polpa de mamão
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo

Amasse bem o mamão em uma vasilha e misture com o açúcar até ficar homogêneo. 

Como usar

Aplique o esfoliante no rosto com movimentos circulares e leves.

Esfoliante de café

Quem não gosta de uma xícara de café bem quentinha, não é mesmo? Mas saiba que o café é um ingrediente multifuncional, podendo ser usado até mesmo na nossa rotina de cuidados. 

Por ser um poderoso antioxidante, ele é um excelente esfoliante, melhorando o aspecto da pele como um todo e ativando a nossa circulação sanguínea.

esfoliante de café

Pensando em todos esses benefícios, trouxemos duas receitas de esfoliante de café para vocês: uma corporal e outra facial. 

Corporal

Ingredientes

  • ½ xícara de café em pó
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • ½ xícara de azeite
  • Opcional: 3 gotas do óleo essencial da sua preferência

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até alcançarem uma consistência homogênea. O ideal é que a mistura forme um creme grosso e denso. 

Como usar

Aplique a mistura nas áreas desejadas massageando-as com movimentos circulares e firmes. Você pode realizar esse ritual a cada 15 dias.

Facial

Ingredientes

  • 1 xícara de borra de café
  • ½ xícara de óleo vegetal (óleo de coco, rícino ou de amêndoas)

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes até atingir uma textura pastosa.

Como usar

Aplique na pele do rosto realizando movimentos circulares e suaves, de preferência de baixo para cima. Massageie por alguns minutos e depois enxágue.

Esfoliante de aveia

A aveia também é um ingrediente muito utilizado quando o assunto é cuidados com a pele. Isso porque ela estimula a produção de colágeno e elastina, além de aumentar a hidratação e maciez, sendo excelente para peles secas. 

Sendo assim, a veia é uma ótima opção de esfoliante, principalmente se você tiver a pele sensível.

esfoliante de aveia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de aveia em grão
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de água (você também pode usar azeite)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até que fiquem bem incorporados.

Como usar

Utilize a mistura para massagear o rosto de forma delicada por 3 minutos. Depois disso, deixe o esfoliante descansar na pele por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta enxaguar. 

Cuidados necessários

Com todas essas opções de receitas, tenho certeza que você vai conseguir turbinar a sua rotina de cuidados. E o melhor de tudo: sem utilizar nenhum produto de origem animal. 

No entanto, fique atenta a alguns detalhes para não acabar prejudicando a sua pele. A primeira coisa é se certificar que você não possui alergia a nenhum componente do esfoliante. 

Também é preciso tomar cuidado com o armazenamento dos esfoliantes quando feitos em grande quantidade. Utilize sempre um pote de vidro bem vedado e mantenha-o em local arejado. 

A validade dos esfoliantes será a mesma dos ingredientes que você utilizou no preparo. Por isso, esse é um fator que vale a pena conferir antes do preparo. 

E por último, não esqueça de ser gentil ao esfoliar a pele do seu rosto. Movimentos muito fortes podem agredir a sua pele e causar irritação. 

E você, conhece alguma outra receita de esfoliante vegano para compartilhar conosco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *