Escovação a seco: benefícios e como fazer

Quando o assunto é pele, sempre nos preocupamos muito com o rosto. Muitas vezes, acabamos esquecendo que a pele do nosso corpo também necessita de cuidados. 

Além da etapa mais comum que todas já conhecemos- a hidratação-, existe outro ritual que você pode encaixar na sua rotina para deixar a sua pele mais suave e macia: a escovação a seco.

A escovação a seco é o simples ato de escovar todo o corpo com uma escova de cerdas macias. Todo o processo leva cerca de 5 minutos e apresenta diversos benefícios, não só estéticos. 

Essa técnica já é utilizada a séculos em alguns países como a Turquia e a Índia e, em alguns spas, ela é um tratamento bem caro. 

No entanto, é possível realizar a escovação a seco no conforto da sua casa. Para te ajudar nessa tarefa, além de te mostrar todos os benefícios, vamos te ensinar como realizá-la e os cuidados que você deve tomar. Vamos lá?

Os benefícios da escovação a seco

escovação a seco

Estimula a circulação

A escovação a seco possui um efeito semelhante à massagem, porque a pressão das cerdas estimula o fluxo sanguíneo para todo o corpo.

Isso aumenta a energia e pode até ajudar a aliviar sintomas como artrite e dores musculares.

Esfolia a pele

A escovação a seco remove a pele superficial e opaca e dá lugar a uma pele mais macia e brilhante. Além disso, essa técnica previne pêlos encravados.

No geral, essa esfoliação realizada a seco é mais eficaz do que a que realizamos com a pele úmida, pois elimina com mais facilidade as células danificadas e secas da nossa pele. 

Desintoxica o corpo

O sistema linfático é responsável pela desintoxicação do nosso corpo. Os gânglios linfáticos, que estão localizados diretamente sob a pele, livram o corpo de toxinas e ajudam no funcionamento do sistema imunológico.

Quando a escovação a seco é realizada isso ajuda a mover a linfa. Por isso, como o sistema linfático flui em direção ao centro do corpo, é importante sempre escovar em direção ao coração

Alivia o estresse

Rituais e rotinas, no geral, auxiliam as pessoas a lidar melhor com o estresse. Ter algo que você realiza todas as manhãs, por exemplo, pode ajudar você a se preparar para o dia que se inicia. 

Além disso, os movimentos constantes e rítmicos da escovação a seco são bem calmantes e reconfortantes.

Escovação a seco: como fazer?

escovação a seco

O melhor momento para realizar a escovação a seco é antes do banho. Assim, você conseguirá remover completamente a camada de pele morta depois que acabar o processo. 

Para a escovação, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher adequadamente a escova que irá utilizar. Procure uma que tenha cerdas macias com cabo de madeira e que seja firme, mas não áspera. Ela ficará mais macia com o tempo de uso.

Comece escovando pela planta dos pés e siga em direção ao coração (da mesma forma que o sistema linfático flui).

Use movimentos suaves para passar os pés, pernas, coxas, braços, ombros, nádegas e costas (uma escova com cabo longo facilita o alcance dessa área).

Regiões com pele mais espessa – como joelhos, cotovelos e pés – podem suportar um pouco mais de pressão.

Já em outras, como o estômago e o peito, use movimentos circulares bem leves. 

Não escove ao redor da virilha, dos seios ou do rosto, pois a pele nessas áreas é muito sensível.

Escove cada parte de 7 a 10 vezes mais ou menos, mas tome cuidado para não exagerar! Seja gentil com a sua pele, ela não deve ficar vermelha nem arranhada depois da escovação.

Depois disso, tome o seu banho e use um sabonete líquido suave sem esfregar, pois você já esfoliou a camada superior da pele. E não esqueça de hidratar depois!

Para resultados máximos, incorpore a escovação a seco em sua rotina pelo menos 2 a 3 vezes por semana.

Cuidados necessários

Um cuidado que você deve tomar é nunca realizar a escovação a seco quando a sua pele estiver sensível, rachada ou apresentar queimaduras solares. 

Também não a escove caso você a tenha raspado recentemente. Espere cerca de 2 dias para retomar a escovação. 

Como você pode ver, se você seguir essas dicas, a escovação a seco não apresenta riscos. 

Além de trazer benefícios para o bem estar, ela mantém meus poros limpos e evita o surgimento de acne e pêlos encravados. E o melhor de tudo: a escovação a seco vai ajudar a acelerar a sua renovação celular

Se você decidir experimentar, não fique assustada se for um pouco desconfortável no início. A sua pele irá se acostumar com a sensação.

Conte para nós: você já conhecia a escovação a seco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *