A pele da nossa boca é uma região muito sensível. Entretanto, ao cuidarmos da nossa pele, geralmente esquecemos da importância de tratar também os nossos lábios.

Isso pode acarretar uma série de problemas, como ressecamento, feridas e até mesmo problemas cutâneos como herpes. 

À longo prazo, a falta de cuidado (e até mesmo quando o tomamos) cobra o preço na nossa aparência. Nossos lábios vão perdendo volume e adquirindo as rugas que chamamos de “código de barras” em seu entorno. 

código de barras

O processo de envelhecimento é algo natural. Nosso corpo vai parando de produzir algumas substâncias importantes no mesmo ritmo de antes. No entanto, existem uma série de ações que podemos tomar para prevenir o pior

Nesse artigo, mostramos os cuidados essenciais que devemos ter com a região. Caso você já esteja encrencada não se preocupe, vamos apresentar um produto capaz de rejuvenescer os seus lábios. Leia até o final para conferir!

Cuidados Essenciais com os Lábios

A seguir, confira algumas medidas que você pode tomar para ter lábios mais saudáveis.

Esfoliação

Investir na esfoliação é uma ótima alternativa, que deve ser realizada uma vez na semana. Essa prática pode deixar seus lábios mais lisinhos e macios, já que elimina células mortas e peles soltas.

É preciso ter cuidado com o tipo de esfoliante usado. Existem muitas receitas na internet ensinando a produzir esfoliantes caseiros a base de açúcar e borra de café, por exemplo. 

Entretanto, por se tratar de uma região sensível, é necessário utilizar produtos específicos, para não traumatizá-la. O cuidado na hora da aplicação também é indispensável. Utilize sempre movimentos suaves.  

Hidratação

Hidratar os lábios é essencial para prevenir o ressecamento e envelhecimento precoce.

Existem uma gama de produtos no mercado voltados para isso. Sendo assim, escolha bem. Se você quiser uma solução completa que, além de hidratar, também traga diversos outros benefícios leia o artigo até o final.   

E na hora de escolher batons, opte por aqueles que possuem propriedades hidratantes.

Beber bastante água

De nada adianta você gastar fortunas em lip balms se você não está bebendo a quantidade correta de água por dia. Afinal, a hidratação começa de dentro para fora. 

O ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Esse hábito irá fazer bem para todo o seu corpo, incluindo os lábios.

Proteção

Assim como a nossa pele, os lábios também são prejudicados com a exposição ao sol, podendo sofrer com queimaduras, manchas e até mesmo desenvolver câncer.

Por isso todo cuidado é pouco, invista em protetores labiais e retoque sempre que possível, principalmente em caso de exposição solar demasiada. 

Evite maus hábitos

Que atire a primeira pedra quem nunca arrancou uma pele do lábio. Apesar de ser algo muito comum, principalmente em casos de ansiedade, esse é um hábito terrível, pois pode desencadear pequenas feridas, desenvolvimento de herpes e aumentar o risco de infecções. 

Outra mania que muitos possuem é a de umedecer o lábio com saliva. Muitas vezes fazemos isso até de forma inconsciente, mas é preciso se policiar, pois não auxilia em nada na saúde dos nossos lábios. Na verdade, a saliva possui o ph ácido. Sendo assim, contribui mais ainda para o aparecimento de feridas.

feridas e ressecamento labial

Os lábios e o processo de envelhecimento

Por mais que nos cuidemos, a idade chega para todas. Algumas pessoas apresentam seus sinais mais do que outras. Mas é importante lembrarmos que se trata de um processo natural do nosso corpo. 

É claro que isso não ajuda muito em relação à nossa autoestima, que tende a ir caindo junto com a nossa pele com o passar dos anos. E com os nossos lábios não seria diferente. Mas você sabe realmente o que causa essa mudança? 

À partir dos 25 anos de idade, o nosso organismo diminui a produção natural de ácido hialurônico, substância responsável por deixar nossa pele com aparência hidratada e viçosa

Além disso, por sua capacidade de retenção de água, o ácido hialurônico gera uma reação química que dá origem às fibras de colágeno – proteína que confere elasticidade e firmeza para a nossa pele.

Somado também a questão da idade, a exposição a raios UV e radiação natural da luz também acabam com grande parte das nossos moléculas de ácido hialurônico. 

O resultado você já pode imaginar: rugas. E é claro que isso afeta todo nosso corpo, inclusiva a região dos lábios que, além de afinarem, ficam com aspecto de “caídos” por conta da formação do código de barras ao seu redor.

Não é a toa que o ácido hialurônico é um dos ativos mais utilizados em dermocosméticos. Entretanto, a maioria desses produtos carregam moléculas muito grandes dessa substância. 

No fim das contas, eles não penetram profundamente na pele, provocando apenas uma hidratação superficial. Sendo assim, além de não contribuir para a reposição de colágeno, pode inclusive causar espinhas na sua pele.

Diatena Lips

Diferentemente dos outros dermocosméticos disponíveis, o Diatena Lips é composto por hialuronato de sódio, uma espécie de “sal” do ácido hialurônico bem pequenininho. 

Por conta do seu tamanho, ele consegue penetrar na segunda camada da pele e proporcionar os seguintes benefícios:

Além desse potente ativo, o Diatena Lips também conta com outros dois componentes incríveis: 

Com essa composição, o Diatena Lips se configura como uma solução completa para o rejuvenescimento dos lábios. Ele pode ser usado por quem deseja melhorar a aparência da região e por quem também quer prevenir seu envelhecimento. 

E você, costuma cuidar da pele dos lábios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *