Como tirar a oleosidade do rosto?

Quando se fala de cuidados com a pele, uma das coisas que mais incomodam, com toda certeza, é a oleosidade. 

Considerando que a pele oleosa é o tipo predominante no Brasil, a quantidade de pessoas que buscam formas de acabar com o excesso de sebo é gigantesca.

Afinal, quem tem que brilhar somos nós, não a nossa pele, não é mesmo? Por isso, hoje  trouxemos várias dicas preciosas para resolver esse problema muito comum.

pele-bonita

Leia até o final e descubra as causas da oleosidade na pele e quais os cuidados necessários para tratá-la. Vamos lá? 

Pele oleosa: causas

Tenho certeza de que você já se perguntou o porquê de ter sido premiada com oleosidade acima do normal. Sabia que você pode ser a culpada? 

Pois é, existem vários cuidados que deixamos de tomar no dia-a-dia e que acabam contribuindo para o excesso de sebo. 

Confira abaixo alguns fatores que contribuem para a oleosidade da pele:

  • Lavar o rosto com água quente;
  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
  • Ingerir alimentos muito gordurosos;
  • Deixar a hidratação de lado;
  • Não utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele;
  • Poluição;
  • Exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.

Como você pode perceber, existem muitas possíveis causas. Entretanto, é preciso ficar atenta, pois o problema pode também ser hormonal. 

As alterações hormonais ocorridas na adolescência e na gravidez, por exemplo, podem acarretar no aumento da oleosidade e no surgimento de cravos e espinhas. 

Normalmente se trata de uma condição temporária, mas existem pessoas que têm alterações hormonais durante toda a vida. 

Se esse for o seu caso, fique tranquila. Existem algumas medidas que você pode tomar para controlar a oleosidade da sua pele. 

Como acabar com a oleosidade do rosto?

Como já foi dito, a oleosidade do rosto pode ser controlada. Dessa forma, você evita o entupimento dos seus poros, os cravos e espinhas. Confira abaixo algumas medidas que você pode adotar.

Mantenha a face limpa

Principalmente antes de ir dormir, pois passar a noite inteira com resquícios de maquiagem e outras impurezas acumuladas durante o dia só favorece o aumento de sebo.

Só não exagere! Lavar excessivamente o rosto pode causar efeito rebote. Ou seja, você eliminará a camada protetora natural da sua pele. Logo, seu organismo vai perceber que tem algo de errado e vai produzir mais oleosidade. 

Por isso, se controle. Basta lavar o rosto duas vezes ao dia: de manhã e à noite. E lembre-se, sempre com água fria. A água quente pode acabar estimulando a oleosidade da pele, então fique atenta à temperatura.

limpeza pele

Uma boa aposta de produto para essa etapa é o Gel de Limpeza, que limpa profundamente a pele sem ressecá-la. 

Não utilize produtos para o corpo no rosto

Muitas pessoas acabam achando que é tudo a mesma coisa, mas não poderiam estar mais enganadas. A pele do nosso rosto é muito mais sensível e precisa de produtos específicos para ela. 

Pode ser algo tentador, já que os cosméticos para o corpo são muito mais baratos. Entretanto, às vezes o barato sai caro. Então não se arrisque.

Não esqueça do hidratante

Um erro que as pessoas que possuem pele oleosa cometem muito é deixar a etapa da hidratação de lado, achando que ela contribui para a oleosidade.

Isso não passa de um mito. Na verdade, essa falta de hidratação pode causar o efeito rebote tão temido que falamos anteriormente.

Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele

Eis aqui a chave para os seus problemas. Lavar o rosto somente duas vezes ao dia e usar hidratante parecem ideias mirabolantes para você? Saiba que se você utilizar produtos específicos para a pele oleosa, isso não será nem um pouquinho esquisito.

Sendo assim, aposte sempre em produtos oil-free e matte, pois eles te ajudarão a controlar a oleosidade.

Se você possui pele madura, deve tomar cuidado redobrado, para não acabar ressecando-a, favorecendo o surgimento de rugas. Pensando nisso, os produtos da Diatena fornecem um tratamento específico para esse tipo de pele sem abrir mão de uma textura não oleosa. 

O Sérum Preenchedor de Rugas, por exemplo, pode substituir o seu hidratante caso sua pele seja oleosa, fornecendo toda a hidratação que ela necessita sem pesar. 

Faça esfoliação uma ou duas vezes na semana

A esfoliação é essencial para remover as células mortas da nossa pele, estimulando a produção de novas, ricas em colágeno. 

O ato de esfoliar também limpa profundamente a nossa pele, eliminando impurezas, controlando a oleosidade e o aparecimento de cravos e espinhas. 

Para as peles normais, o indicado é a esfoliação uma vez na semana. Mas as peles oleosas podem realizar o procedimento duas vezes na semana se sentirem necessidade. 

esfoliação pele

Quer aprender a fazer um potente esfoliante caseiro com açúcar? Então confira esse artigo

Afinal, por qual caminho seguir?

Antes de tudo, é necessário que você consulte um dermatologista. Caso se confirme que a causa da oleosidade da sua pele é hormonal, a consulta deve ser com um endócrino. 

Somente o seu médico pode indicar quais os melhores tratamentos para a sua pele. Mas é claro que alguns cuidados básicos você pode tomar por conta própria, como apostar em produtos com a textura adequada para o seu tipo de pele, como o Sérum Preenchedor de Rugas. 

Se você ficou interessada, não deixe de conferir nesse artigo como montar uma rotina de cuidados com ele. 

Você tem a pele oleosa? Quais os cuidados que toma no seu dia a dia para controlar a oleosidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *