Benefícios do cacau: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante

Depois do feriado de Páscoa, nada melhor do que ficar por dentro dos diversos benefícios do cacau para amenizar um pouco o peso na consciência, não é verdade?

O cacau é a semente do fruto que nasce no cacaueiro. Antigamente, ele era visto como algo sagrado, sendo utilizado como moeda de troca e, inclusive, muitos acreditavam que ele podia transmitir imortalidade. 

Ele é um dos alimentos mais apreciados do mundo e não é só porque é o principal ingrediente do chocolate.

Apesar de não conferir imortalidade, seus inúmeros benefícios para a nossa saúde e sua multifuncionalidade são realmente impressionantes. 

cacau

Por isso, hoje, além de te surpreender com tudo o que esse fruto pode fazer pela sua saúde, também vamos apresentar as diferentes maneiras de consumi-lo. Leia até o final para não perder nada. 

Benefícios do cacau

Confira a seguir alguns dos benefícios do cacau:

Ação antioxidante

O cacau é rico em flavonoides, compostos capazes de combater os radicais livres. Eles possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças.

Melhora o humor

Acredite ou não, o cacau pode melhorar o humor e os sintomas da depressão e ansiedade. Isso porque ele possui triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado à regulação do humor. 

Ajuda na perda de peso

O cacau é abundante em polifenóis, substância que está ligada à queima de gordura. Sendo assim, ele pode ser um aliado na perda de peso.

No entanto, tenha sempre em mente que o emagrecimento depende de diversos outros fatores e que é sempre necessário o acompanhamento de um nutricionista. 

Reduz a pressão arterial

Os flavonoides presentes no cacau funcionam como vasodilatadores. Dessa forma, contribui para que o sangue flua melhor e diminui a pressão. 

Auxilia a diminuir a inflamação

O cacau também conta com diversas substâncias com efeito anti-inflamatório. Além disso, por ser rico em antioxidantes, contribui para diminuir o dano causado pelos radicais livres e a inflamação.

Ajuda o coração

A saúde do seu coração também pode ser mantida com o consumo do cacau. Ele é composto por uma substância chamada ácido oleico, responsável pelo combate a doenças cardíacas. 

Deixa a pele mais bonita

Aposto que você ficou interessada nesse benefício, não é mesmo? Pode ser novidade para você, mas o cacau não é vilão para a nossa pele. 

Como você já viu, o cacau é um excelente antioxidante. Sendo assim, ele é capaz de retardar o envelhecimento, prevenindo as rugas, já que combate os radicais livres que danificam as células da nossa pele.

Beneficia diabéticos

O cacau melhora a ação da insulina, podendo auxiliar pessoas com diabetes. No entanto, vale ressaltar que isso se aplica somente no caso da fruta in natura ou em versões sem qualquer adição de açúcar. 

Aliado da saúde respiratória

A xantina e a teofilina, substâncias presentes no grão do cacau, facilitam o fluxo de ar. Dessa forma, auxiliam no combate a asma, falta de ar e alergias. 

Previne anemia

Um outro composto muito benéfico também presente no cacau é o ferro. O seu consumo pode auxiliar na prevenção da anemia, considerando que o ferro é indispensável para a formação da hemoglobina.

Combate o colesterol

O fato do cacau ser um poderoso antioxidante também ajuda na regulação dos níveis de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. 

Formas de consumir

O cacau pode ser encontrado in natura, na versão em pó e no famoso chocolate. Confira a seguir qual a melhor opção: 

In natura

Não restam dúvidas de que essa é a melhor dentre as opções. Ao consumir o fruto do cacau, você consegue aproveitar todos os benefícios citados anteriormente. Afinal, essa é a sua forma mais pura. 

Você pode utilizar a sua polpa em uma salada de frutas, para fazer geléia ou até mesmo comê-la com mel, por exemplo.

Cacau em pó

O cacau em pó também é uma ótima escolha para ser incorporado na sua dieta e substituir os famosos achocolatados, sendo regularmente recomendado por nutricionistas.

cacau em pó

Afinal, ele é o puro sabor do chocolate, não contém gordura, açúcar nem leite. Além disso, é muito mais fácil de encontrar do que o cacau in natura.

Existem dois tipos de cacau em pó: natural e alcalino. O natural é aquele que não passou por nenhuma manipulação e tem um sabor bem amargo. Já o alcalino é mais suave, pois passa por um processo para tirar sua acidez. 

Em chocolates

Apesar de muitas considerarem a opção mais deliciosa, não é a mais indicada. Em chocolates e achocolatados, existem diversos outros ingredientes, como leite, açúcar, gordura, etc.

Dessa forma, o cacau aqui presente não trará todos os benefícios que poderia te fornecer in natura, por exemplo. 

No entanto, isso não é motivo para cortar o chocolate da sua dieta. Você pode apostar em versões mais puras, como o chocolate 70% cacau, que possui um sabor mais amargo. 

Coma com moderação 

Não é só porque o cacau traz diversos benefícios que você deve consumi-lo livremente, viu? Assim como qualquer alimento, existe uma quantidade adequada para ingestão diária. 

Nesse caso, o recomendado é algo entre 10g e 40g por dia. Isso seria o equivalente a umas duas colheres de sopa de cacau em pó e 3 quadradinhos de chocolate 70%. Nada de exagerar!

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