5 dicas para aliviar o estresse

Conforme o tempo passa, as pessoas estão cada vez mais estressadas. A rotina corrida que levamos e os diversos estímulos aos quais somos expostos contribuem para esse constante estado de tensão

As causas do estresse são várias. O que pode se configurar como uma situação de estresse máximo para alguns, para outros não se trata de nada de mais. 

Em alguns casos esse quadro evolui a ponto de causar prejuízos ao nosso corpo. Grande parte dos sintomas físicos do estresse acaba afetando a pele, causando acne e alergias, por exemplo. Além disso, viver estressado aumenta consideravelmente o surgimento de rugas.

Isso sem falarmos dos problemas mais sérios, como as chances de sofrer um infarto, AVC ou aneurismas. 

Muitas pessoas mais velhas, ao chegarem na fase em que possuem mais tempo para desfrutar da vida, simplesmente não conseguem relaxar, pois passaram anos e anos seguindo uma rotina estressante.

estresse

Vivendo dessa forma, pouco a pouco, deixamos de desfrutar os bons momentos. Pensando nisso, trouxemos cinco dicas poderosas para você colocar em prática e aliviar o estresse. Leia até o fim!

Desligue aparelhos eletrônicos

Durante o dia, somos bombardeados por informações de toda parte. A verdade é que não consumimos mais elas, mas nós é que somos consumidos.

É muito comum que nos momentos em que podemos relaxar um pouco, acabamos checando as redes sociais, e o que deveria ser apenas uma olhadinha se transforma em horas e horas na frente da tela do celular. Isso acaba nos deixando inquietos.

Sendo assim, esse é um hábito muito prejudicial, principalmente quando realizado durante a noite, já que atrapalha o nosso sono. Procure estabelecer uma quantidade de tempo por dia que você pretende dedicar a essa atividade e não o extrapole.

Sempre que possível, procure também por notícias felizes. Afinal, manter uma atitude positiva ajuda a eliminar o estresse.  

Concentre-se no momento presente

Na maioria dos casos, o estresse, assim como a ansiedade, dão as caras porque passamos muito tempo preocupados com o que pode acontecer. O resultado disso é que acabamos deixando de lado o momento mais importante de todos: o agora. 

Existem algumas técnicas que você pode adotar para tentar se concentrar no presente, sendo a meditação o método mais eficaz. Já são diversos os estudos que apontam os benefícios da prática, como melhora do sono, da cognição e bem-estar psicológico 

Em relação ao estresse, ao invés de fugir dele, a meditação pode mudar a forma como você se porta diante dessas situações, já que permite que você encontre paz mesmo nesses momentos. 

Acredite, começar parece mais difícil do que realmente é. Apenas tenha em mente que o progresso ocorre aos poucos e dedique sempre alguns momentos do seu dia para a meditação. 

Sente-se no chão, o mais ereta possível e ligue o cronômetro do celular de acordo com o tempo reservado para a prática. Você pode colocar uma música relaxante, como sons da natureza. 

Então, concentre-se no momento presente, em todas as sensações que te rodeiam, sons, cheiros e texturas, sempre controlando a sua respiração. Quando seus pensamentos se voltarem para algum problema, traga-os de volta para o presente. Pouco a pouco, você irá se aprimorando e se tornará mais fácil. 

Faça exercícios físicos

Você sabia que a atividade física diminui a quantidade de cortisol, hormônio ligado ao estresse? Sendo assim, a prática de exercícios físicos faz bem não somente para o nosso corpo, mas também para a mente. 

exercícios físicos

Comece com pequenas caminhadas, cerca de 30 minutos por alguns dias na semana. Dentro de pouco tempo você irá perceber os benefícios que isso trará à sua vida e aí você poderá ir aumentando o tempo, até que se torne um hábito diário.

Controle a sua respiração

A respiração controlada é outra técnica que apresenta diversos benefícios para a nossa mente. Saber controlar a sua respiração é um passo que irá te favorecer ao praticar meditação. 

Quando estamos em situações de estresse, nossa respiração, assim como nosso batimento, aceleram consideravelmente. Respirar mais lentamente, de forma consciente, ajuda nosso corpo a liberar a tensão.

Sendo assim, sempre que se sentir sob pressão, inspire profundamente e solte lentamente o ar. Repita o processo mais algumas vezes e você verá como se sentirá melhor.

Tenha uma rotina de cuidados 

Como já falei para vocês, o estresse pode acabar afetando negativamente a sua pele. No caso das rugas e linhas de expressão, só veremos os estragos em alguns anos. 

Nem sempre é possível fugir de situações estressantes, mas cuidar da nossa pele é sempre uma opção. Além disso, ter uma rotina de cuidados pode ser uma prática bem relaxante, nos ajudando a diminuir o estresse

Por isso, reserve um momento só para cuidar da sua pele. Nada de sair passando um produto por cima do outro de qualquer jeito. Curta o processo, massageie bem o seu rosto com as mãos até que sua pele absorva bem o produto.

Para tornar a ocasião mais relaxante, você pode colocar uma música que goste e até mesmo acender velas aromáticas. 

Uma boa aposta é investir em ativos que acalmem a sua pele. O Gel de limpeza da Diatena, por exemplo, possui extrato de chá verde. Agora, se você quer tratar de problemas já adquiridos pela rotina estressante que leva, o nosso Sérum Preenchedor de Rugas é o mais indicado.

Espero que essas dicas possam te ajudar quando você estiver passando por situações difíceis. Conte para nós aqui nos comentários: você sofre muito com o estresse? O que você costuma fazer nesses momentos?

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